OBJETIVOS DO QUALI-PIM-CAP

 

O projeto “QUALI-PIM-CAP: Capacitação de Recursos Humanos para o Polo Industrial de Manaus em Automação e Otimização de Processos e Produção Industriais” visa qualificar Recursos Humanos de e para o Polo Industrial de Manaus, a partir da vertente de  capacitação e desenvolvimento profissional, nas subáreas de automação de processos industriais otimização da produção industrial, por meio da oferta de conhecimentos teórico-práticos em automação e otimização de processos e produção industriais na forma de cursos extracurriculares.

 

O QUE É O QUALI-PIM-CAP?

 

No contexto Universitário, o Projeto QUALI-PIM-CAP, se enquadra como um Projeto de Extensão Universitária, ou seja, “trata-se de uma atividade de ensino, não prevista pelas ações regulares da graduação ou da pós-graduação, que visam atender às necessidades de uma comunidade ou a demandas específicas de capacitação extracurricular”, neste caso visa atender a demandas especificas de capacitação de RH do Polo Industrial de Manaus.

 

O projeto QUALI-PIM-CAP concentra seus conteúdos temáticos em duas subáreas (conforme mostra a figura 1): 

 

1.     Automação de Processos Industriais: com carga horária total de 240 horas distribuídas em 6 cursos extracurriculares.

2.     Otimização da Produção Industrial com carga horária total de 150 horas distribuídas em 3 cursos extracurriculares.

 

O termo curso refere-se a uma unidade de conteúdo que, pode ter carga horária de 30, 45 ou 60 horas.

 

 

 

 

Figura 1: diagrama de blocos detalhando as duas subáreas do QUALI-PIM-CAP

 

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

                  Maio de 2019 a outubro de 2020

                  Horário das atividades: 18:00 as 21:00h

                  Local das atividades: CETELI-UFAM

 

VAGAS:

São disponibilizadas 9(nove) vagas para a subárea de Automação de Processos Industriais e 9 (nove) vagas para a subárea de Otimização da Produção Industrial, totalizando 18 (dezoito) vagas de ampla concorrência, para candidatos que atendam aos requisitos apresentados nesse processo seletivo.

 

QUEM PODE CONCORRER:

Profissionais que atuam ou já atuaram no PIM e que necessitam se requalificar para buscar oportunidade de retorno ao mercado de trabalho. O perfil de formação necessário é apresentado a seguir: Técnicos, tecnólogos e engenheiros da área de eletrônica e afins;

 

 

O CANDIDATO PODE CONCORRER A VAGAS NAS DUAS SUBÁREAS?

Como os cursos não são simultâneos, os candidatos que atenderem os requisitos de ambas as áreas e desejarem concorrer a uma vaga em cada subárea poderão se inscrever em ambas. É necessário, no entanto, que aponte a subárea prioritária.

 

HÁ CUSTO DE PARTICIPAÇÃO?

O projeto QUALI-PIM-CAP, executado pela UFAM/CETELI, faz parte do portfólio do  Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos  CAPDA /SUFRAMA, que é coordenado pela FUNDAÇÃO MURAKI e financiado com recursos da Lei de Informática.  Assim, o curso é inteiramente gratuito para o candidato selecionado;

 

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO NO PROGRAMA:

O critério de aprovação do aluno em cada curso é a sua média final ser maior ou igual a sete e que o mesmo tenha frequência igual ou superior a 75% da carga horária de curso.

Ao final do PROGRAMA o aluno que lograr êxito em todos os cursos de sua subárea receberá Certificado de Participação com aproveitamento, emitido pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas.

 

 

EMENTA DOS CURSOS

 

SUBÁREA 1:

 

Curso: INTRODUÇÃO A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (45h)

Ementa: Conceito de Automação Industrial (Histórico;  Definição; Automação X Mecanização; Desenvolvimento da automação; Características e Objetivos; Classificação; Sistemas automatizados; Impactos da automação; Industria de Manufatura e Industria de Processo); Introdução à Elementos e Programação industrial (Sistemas numéricos; Circuitos Lógicos; Máquina de estados; Controladores; Padronização de processos); Introdução a processos industriais (Introdução de plantas de processos industriais; Interação de sistemas; Introdução à sistemas Supervisórios; Interface Homem-Máquina (IHM); Sensores e Atuadores industriais; Exemplos de Robótica Industrial; Planejamentos para processos industriais)

Objetivo: Capacitar e proporcionar conhecimentos relacionados a: Automação Industrial.

 

Curso: INTERNET DAS COISAS APLICADA A INDÚSTRIA (30h)

Ementa: Parte teórica:          O que é Internet das Coisas?; Aplicações de Internet das Coisas e principais tecnologias habilitadoras; casos de uso da IoT em ambientes industriais e não industriais; ferramentas para IoT e serviços disponíveis para tratamento e análise de dados na Internet das Coisas; tecnologias habilitadoras; Segurança e privacidade; Parte prática: o módulo ESP8266; ambiente de desenvolvimento; um caso de uso. Habilitação de um I/O via internet.

Objetivo: Proporcionar aos participantes uma visão teórica e prática sobre a teoria e prática a respeito das principais tecnologias para Internet das Coisas.

Bibliografia:

 

Curso: CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS (45h)

Ementa: Conceito sobre Automação Industrial: teoria de Automação Industrial, arquitetura, aplicações, periféricos; Classificação de instrumentos (Instrumentos comuns; Sensores e atuadores; Elementos de controle; Sistema internacional de medidas; Principais tecnologias empregadas na indústria; Planejamento de produção); Controladores (Monitoramento de processos; Planilha de dados; CLP; Micro controladores); Padronização de processos industriais (Protocolos de comunicação; Sistemas Supervisórios; Processos industriais);

Objetivo: Possibilitar aos alunos a compreensão sobre os assuntos relacionados com controle e automação industrial, programação industrial, monitoramento de processos e controle de processos industriais.

 

 

Curso: TESTABILIDADE DE SISTEMAS ELETRÔNICOS E SISTEMAS DE TESTE (30h)

 

Ementa: Sistemas eletrônicos e sua evolução, sistemas de testes, tecnologia de teste JTAG, projeto elétrico de placas visando testabilidade, boas práticas de projeto elétrico e layout.

Objetivo: Durante a disciplina serão apresentados novos modelos e técnicas de testabilidade de sistemas eletrônicos e sistemas de testes para a indústria. O curso será composto de aulas teórico-práticas com o objetivo de dar ao aluno uma compreensão ampla sobre o assunto e a fim de que ele mesmo possa pesquisar e tomar decisões sobre o tema em seu dia-a-dia na empresa em que atua.

 

Curso: CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS – CLP BÁSICO (45h)

 

Ementa: Histórico; Tipo de memória; Comunicação serial; dispositivos, entradas e saídas (botões, sensores, bobinas, etc.); Ciclo de varredura (SCAN); PLC – compacto e modular (Hardware); Instruções binárias; Bobinas; Set/Reset; Contadores; Comparadores; Software de programação; Conceituação de bloco de função.

Objetivo: Proporcionar ao profissional uma visão geral sobre automação, utilizando como ferramenta fundamental o Controlador Lógico Programável, Compreender a manipulação dos diferentes tipos de entradas e saídas e sua interação com o mundo externo, desenvolver projetos para a solução de situações problema, utilizando ferramentas de simulação;

 

Curso: INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS RFID (45h)

Ementa: Introdução ao RFID, Arquitetura RFID, antenas, etiquetas (componentes e construção, tipos, desempenho, seleção), etiquetas e leitores, leitores, zona de interrogação, impressoras RFID, middleware RFID, codificações EPC, seleção de componentes (tags, leitores, antenas, cabos, impressoras), introdução ao micro-controlador Arduíno, execução de experimento RFID com Arduíno.

Objetivo: Possibilitar ao estudante conhecer a tecnologia, funcionamento e componentes da tecnologia RFID e que tem grande aplicação em logística, gerenciamento de estoques (materiais primas e produtos).

 

 

SUBÁREA 2

Curso: PROJETOS DE MELHORIA SEIS SIGMA (60h)

 

Ementa: Fundamentos Seis Sigma. Métricas Seis Sigma. Critérios de Seleção de Projetos Seis Sigma. Indicadores de Alto Nível. SIPOC e Voz do Cliente. Implementação da Metodologia Seis Sigma. Método DMAIC. Ferramentas DMAIC. Acompanhamento de Projeto Seis Sigma.

Objetivo: Proporcionar aos participantes uma visão sobre o que é o Seis Sigma, suas ferramentas e técnicas utilizadas. Apresentar as etapas para desenvolver um projeto de melhoria utilizando o Seis Sigma.

 

 

Curso: MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (45h)

Ementa: Contextualização da manutenção, TPM, análise falhas, confiabilidade e metodologias de apoio (5S’s), as grandes perdas, manutenção autônoma, manutenção planejada, manutenção específica, gestão inicial do equipamento, manutenção para a qualidade, office TPM (relação com o Lean Office), indicadores de desempenho da manutenção, ambiente e segurança, formação e treino. lição de ponto a ponto – LPP, lean maintenance, metodologias de análise e prevenção de falhas, FMECA. aplicações. FTA - fault tree analysis.

Objetivo: Desenvolver competências para a implantação de práticas modernas para impulsionar a gestão da manutenção e práticas Lean nas organizações através do uso do modelo de gestão denominado Manutenção Produtiva Total (TPM).  Proporcionar, aos participantes os mais modernos conceitos e ferramentas utilizadas no âmbito da gestão da manutenção, desenvolvimento de estudos de casos, bem como a integração dessas áreas em uma política de gestão adequada ao interesse da organização.

 

Curso: ANÁLISE DE CUSTOS INDUSTRIAIS (45h)

Ementa: Terminologia e classificação dos custos; Sistemas de custeio gerencial (Custeio por absorção, Centros de custo, custeio variável e custeio baseado em atividades); Lucro e Margem de Contribuição; Análise do ponto de equilíbrio; Fixação do preço de venda para tomada de decisão.

Objetivo: O curso tem o objetivo de apresentar ao público alvo os principais conceitos contábeis aplicados à contabilidade de custos e a utilização destes para fins de decisão, planejamento e controle.

 

Maiores informações: E-MAIL: QUALIPIMCAP@UFAM.EDU.BR

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DOCUMENTO DO PROCESSO SELETIVO

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO