Categoria

Processos

Colocação

Segunda

Título do Projeto:

STU-AV: Sistema de Testes Unificado Para Produtos de Áudio e Vídeo.

Resumo do projeto

O STU-AV é um equipamento que concentra todo hardware básico para a realização de testes funcionais em produtos eletroeletrônicos de áudio e vídeo. Sua concepção nasceu da necessidade de diversas empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) que produzem uma quantidade razoável de modelos diferentes dos mesmos produtos e não podem esperar pelo tempo de desenvolvimento de novos equipamentos de testes para cada novo modelo que entra em produção.

A solução mais simples para se realizar um teste funcional em um produto é através do chamado jig produto. Define-se como jig produto um equipamento igual ao que está sendo produzido, mas sem a parte que se quer testar, a qual é acoplada ao equipamento no momento do teste. O equipamento assim formado é então ligado e algumas das operações que o usuário final executaria com o produto pronto, são levadas a efeito; se o produto comportar-se como esperado, assume-se que o produto está bom.

Neste tipo de solução a garantia da qualidade do produto final é dependente dos seguintes fatores principais: operação e percepção do operador do jig durante o teste, o qual está sujeito à fadiga e mudanças de humor e às características de tolerância dos componentes usados na fabricação do produto. Pode ocorrer de um produto “passar” no teste de fábrica, mas logo apresentar defeito pelo uso continuado do consumidor, devido a problemas com componentes.

A um jig produto pode-se agregar alguma engenharia, unindo o mesmo a equipamentos de medição e controle, melhorando, portanto, alguns parâmetros de qualidade. Entretanto esta abordagem requer mais tempo para se disponibilizar o equipamento de teste para produção e é feito a um custo maior. Esta abordagem também é utilizada no PIM: não raro um jig produto é colocado em produção a fim de se esperar que um jig mais robusto fique pronto. Ambos os tipos de jigs podem ser encarados como jigs específicos, isto é, na eventual mudança de modelo, um outro jig deverá ser construído, aproveitando poucas peças dos anteriores.

Com base nestes cenários, propôs-se o desenvolvimento de um sistema de testes elétricos, suficientemente genérico que permitisse seu uso por diversos modelos/produtos, que permitisse uma melhor aferição da qualidade dos produtos sendo produzidos.

A solução proposta foi o desenvolvimento do STU-AV: Sistema de Testes Unificado para produtos de Áudio e Vídeo. O STU-AV é composto por 3 módulos:

  1. Módulo de Controle e Instrumentação
  2. Módulo Fonte
  3. Interface Homem-Máquina (IHM)

 
Estes módulos podem ser visualizados na figura abaixo: