CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL

EEGI

 

O Curso de Especialização Engenharia e Gestão Industrial foi proposta classificada na chamada para Seleção de Projetos de Capacitação (Capacita-Amazônia) com recursos do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), coordenado pela Softex, no eixo temático de Educação para Inovação. 

Objetivo Geral:

  • O projeto visa à formação (qualificação ou requalificação) de profissionais em Engenharia e Gestão industrial com vistas a atender às crescentes demandas de recursos humanos qualificados em uma área estratégica, como a Gestão Industrial e a Gestão da Inovação, principalmente no contexto da quarta revolução industrial de maneira que possam contribuir com projetos de inovação (implementação, gestão ou análise de projetos) para o aumento da qualidade e produtividade das empresas da região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

 

Objetivos Específicos: 

  • Capacitar profissionais com conceitos e habilidades sobre gestão de processos industriais, gestão da inovação, gestão da produção, gestão da qualidade, gestão de pessoas, manufatura enxuta, logística industrial dentre outros, que potencialize contribuir com propostas eficientes e efetivas aos crescentes desafios que o ambiente industrial, no qual os participantes se inserem e enfrentam diariamente;
  • Disseminar o uso das modernas ferramentas de gestão e de análise de investimentos notadamente daquelas que promovem a familiarização e a aplicação de conceitos da indústria 4.0 com vistas ao aumento da produtividade.

 

 

 

 

PORTARIAS RELACIONADAS AO PROJETO

 

Portaria de nomeação da coordenação do Curso

 

Portaria de formação da banca examinadora do curso de especialização em engenharia e gestão industrial, Edital 060/2023 - PROPESP/UFAM

 

 

 

DISCIPLINAS



Disciplina:  GESTÃO INDUSTRIAL (30h)

Docente: Armando Araújo de Souza Júnior

 

Ementa: Estudos sobre gerenciamento, supervisão e coordenação de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de processos produtivos por meio de: Previsão de Vendas. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP. Lean Manufacturing. OPT. Kanban/JIT. CEP. Projetos de Melhoria de Processos Industriais. Gestão da Produção em Ambientes Sustentáveis. Inovação e Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0 na indústria

Objetivo: Capacitar e proporcionar conhecimentos relacionados à gestão de processos industriais e de manufatura; Apresentar técnicas e ferramentas para otimização de processos produtivos; Desenvolver Recursos Humanos para atuarem na gestão e administração de processos produtivos industriais.

Bibliografia:

ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão Industrial e A Produção Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2016.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da Produção (Operações Industriais e de Serviços). Curitiba: UnicenP, 2007.

SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. Geneva: Edipro, 2016.

 

 

 

 

 

DisciplinaGESTÃO ESTRATÉGICA DE QUALIDADE (45h)

Docente: Antonio Giovanni Uchoa

 

Ementa: Definindo conceitos e evolução da qualidade. A Qualidade e seu sentido estratégico dado ao produto. A Qualidade e seu sentido estratégico dado aos serviços. Gestão estratégica empresarial e sua relação com a qualidade. Organização para a qualidade.

Objetivo: Ao final do curso, o aluno será capaz de compreender e aplicar conceitos da Gestão Estratégica da Qualidade como instrumento empreendedor para a transformação empresarial da competitividade e da rentabilidade por meio da inovação organizacional, como meio gestor das relações de negócio e suas tecnologias.

Bibliografia:

CARVALHO, Marly. Gestão da Qualidade. Rio De Janeiro: Campus, 2012.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão Estratégica da Qualidade: Princípios, Métodos e Processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NETO, Alexandre Shigunov; CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Manual de Gestão da Qualidade Aplicado aos Cursos de Graduação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2004.

HOLANDA, Fátima. Liderança competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996.

LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da Qualidade. 2. ed. São Paulo: Editora Érica, 2020.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. 2. ed. Reimpressão / São Paulo: ATLAS, 2009

RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a Qualidade: Gestão Estratégica Integrada para Melhoria dos Processos na Busca da Qualidade e Competitividade. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.

SILVA, D. L. D.; LOBO, R. N. Gestão da Qualidade. São Paulo: Saraiva, 2014.

 

 

 

 

 

DisciplinaMANUFATURA ENXUTA (LEAN MANUFACTURING) (30h)

Docente: Ana Claudia de Araújo Moxotó

 

Ementa: Parte I – Uma abordagem para a melhoria da produção: - O mecanismo da produção; - Melhoria do processo: Elementos do processo, análise básica, melhoria do processo, melhoria da inspeção, amostragem versus inspeção 100%, Controle de qualidade e cartas de controle da qualidade, inspeção poka-yoke, melhoria do transporte, eliminação da estocagem, eliminação das esperas;- Melhoria das operações: Melhoria do setup, troca de ferramentas e matrizes, técnicas TRF, desenvolvimento da automação. Parte II – O sistema Toyota de produção: - Os princípios do sistema Toyota de produção; - Just in time; - Comparação entre os sistemas Ford e Toyota; - Produção com estoque zero; - Balanceamento da carga e capacidade; - Lay-out de máquina e eficiência do trabalhador; - A evolução do sistema Kanban; Lean na indústria 4.0.

Objetivo: Disponibilizar ferramentas para aplicação dos conceitos da manufatura enxuta para a redução de desperdícios e aumento de competitividade; - Dotar equipes de líderes com a cultura da manufatura enxuta; Discutir a filosofia Lean no contexto da Indústria 4.0.

Bibliografia:

DE ALMEIDA, P. S. Indústria 4.0: Princípios básicos, aplicabilidade e implantação. Saraiva Educação SA.

RODRIGUES, M.V. Sistema de produção lean manufacturing, entendendo, aprendendo e desenvolvendo. 2ª Ed. Elsevier, 2007.

SHINGO, Shigeo. O sistema Toyota de produção do ponto de vista da Engenharia de produção. 2 ed. Artmed, 1996.

TAIICHI, Ohno. O sistema Toyota de produção além da produção em larga escala. Ed. Bookman, 1997.

Womack, J. P.; Jones, D.T. A mentalidade enxuta nas empresas. 11ª Ed. Elsevier, 2004.

 

 

 

 

 

DisciplinaGESTÃO DA INOVAÇÃO (30h)

Docente: Daniel Reis Armond de Melo

 

Ementa: Conceitos sobre inovação. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Tipos de inovação. Tecnologia e Inovação na Indústria. Sistema Nacional de Inovação. Estratégias de Fomento à inovação. Lei de inovação e lei de informática. Transferência de tecnologia. Prospecção Tecnológica. Ferramentas para inovação.

Objetivo: Possibilitar aos alunos compreenderem o que é inovação e conceitos associados. Explicar funções e usos da pesquisa e desenvolvimento dentro do ambiente industrial. Apresentar os diferentes tipos de inovação existentes. Apresentar tecnologias e inovações na indústria. Discutir o Sistema Nacional de Inovação destacadamente o papel das indústrias e suas interfaces. Apresentar a lei de inovação, incluindo o novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação e seus usos. Apresentar a lei de informática e a caracterização da inovação neste contexto. Explicar o que é e como utilizar a transferência de tecnologia. Possibilitar ao aluno conhecer e saber utilizar diferentes ferramentas úteis para potencializar a inovação. Apresentar técnicas e abordagens de prospecção tecnológica.

Bibliografia:

BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo . 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 512 p.

TIDD, J.; BESSANT, J. Gestão da inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman , 2015.

OECD/Eurostat (2018), Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris/Eurostat, Luxembourg, 2018. https://doi.org/10.1787/9789264304604-en.

COOPER, R. G. What’s next after Stage-Gate?: Progressive companies are developing a new generation of idea-to-launch processes. Research-Techonology Management, v. 57, n. 1, p. 20-31, jan./fev., 2014.

BRASIL. Marcos LEGAIS DA INOVAÇÃO: Lei n.º 10973 – Lei da Inovação, de 2 de dezembro de 2004. LEI Nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016 e Decreto nº 9.283/2018

BRASIL. Lei 8.387 de 30 de dezembro de 1991 – Lei de Informática para a Amazônia Ocidental.

SUFRAMA. Resolução no 71, DE 6 DE MAIO DE 2016 - Disciplina o cumprimento das obrigações em P&D

SUFRAMA. PORTARIA ME/SUFRAMA No 9.835, de 17 de novembro de 2022 - Dispõe sobre o Plano de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I; a apresentação e julgamento dos projetos de PD&I; e os procedimentos para o acompanhamento e a fiscalização das obrigações previstas no art. 5o do Decreto no 10.521, de 15 de outubro de 2020.

 

 

 

 

 

DisciplinaGESTÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS (30h)

Docente: Cristiane do Nascimento Brandão

 

 

Ementa: Conceitos sobre processos e sua gestão. Processos e o Sistema de Gestão Integrado. Hierarquia de Processos. Mapeamento de processos. Análise e melhoria de processos. Indicadores de Desempenho de Processos. Ferramentas para modelagem de processos. Cadeia de valor. Geração de valor por meio de processos.

Objetivo: Possibilitar aos alunos a compreensão do funcionamento de processos e sua gestão. Permitir visualizar a organização como um conjunto de processos integrados. Apresentar as vantagens e sistematização da gestão de processos. Apresentar e desenvolver a capacidade de mapear processos atuais e propor melhorias. Discutir a geração de valor na organização e como os processos podem ajudar neste contexto. Possibilitar a compreensão da cadeia de valor e como elevar o nível de agregação de valor na empresa por meio da gestão de processos. Possibilitar a utilização de ferramentas para modelagem de processos.

Bibliografia:

ABPMP. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento – (BPM CBOK®). Versão 3.0. 2013

BALDAM, R.; VALLE, R.; ROZENFELD, H. Gerenciamento de processos de negócio – BPM: uma referência para implantação prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Business Process Model and Notation (BPMN) version 2.0., 2011. Disponível em: http://www.bpmn.org/.

BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M. Manual de BPM: Gestão de Processos de Negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013.



 

 

DisciplinaLOGÍSTICA INDUSTRIAL (45h)

Docente: Armando Araújo de Sousa Junior

 

 

Ementa: Fundamentos de Logística. Estratégias Logísticas. Logística Global; Fluxo de operações e logística; Dimensões de operações globais; Competitividade e Logística; Planejar Transportes; Ferramentas de Avaliação de Desempenho. Cooperação e Colaboração na Cadeia. Cadeias de Suprimentos Inteligentes. Maturidade da Cadeia de Suprimentos.

Objetivo: Capacitar os alunos para a configuração de redes logísticas globais e apresentar ferramentas de gestão da logística industrial e desenvolvimento de cadeias de suprimentos inteligentes.

Bibliografia:

ASDECKER, B.; FELCH, V. Development of an Industry 4.0 maturity model for the delivery process in supply chains. Journal of Modelling in Management, v. 13, n. 4, p. 840-883, 2018.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. B. BOWERSOX, J. C. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. 4º Ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: estratégia, operação e avaliação. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

SUNDARAKANI, B.; KAMRAN, R.; MAHESHWARI, P.; JAIN, V. Designing a hybrid cloud for a supply chain network of Industry 4.0: a theoretical framework. Benchmarking: An International Journal, 2019. Doi: https://doi.org/10.1108/BIJ-04-2018-0109.

WU, L.; YUE, X.; JIN, A.; YEN, D. C. Smart Supply Chain Management: a review and implications for future research. International Journal of Logistics Management, v. 27, n.2, p. 395-417, 2016.

 

 

 

 

 

Disciplina:  GESTÃO DE PROJETOS (45h)

Docente: Daniel Reis Armond de Melo

 

 

Ementa: Conceitos sobre projetos e sua gestão. Gestão de projetos formal. Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento de projetos. Gestão de projetos ágeis. Canvas de projetos. Escritório de gerenciamento de projetos.

Objetivo: Possibilitar aos alunos conhecerem e aplicarem conceitos de projetos e sua gestão, incluindo sua inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento. Propiciar aos alunos conhecerem diferentes metodologias de gestão de projetos e sua aplicação. Possibilitar a vivência dos alunos em projetos por meio da execução prática de projetos.

Bibliografia:

PMI - Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 7.ed. Pennsylvania, Project Management Institute Inc. 2021.

VARGAS, Ricardo Viana. Manual Prático do Plano de Projeto: Utilizando o PMBOK Guide. 6. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.

SABBAGH, Rafael. Scrum: Gestão Ágil para Projetos de Sucesso. São Paulo: Casa do Código, 2013.

FINOCCHIO JUNIOR, José. Project Model Canvas. 2.ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

CAMARGO, Robson; RIBAS, Thomaz. Gestão ágil de projetos São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

 

 

 

 

 

DisciplinaENGENHARIA ECONÔMICA (45h)

Docente: Mariana Sarmanho de Oliveira Lima

 

 

Ementa: Noções de matemática financeira. Juros simples e compostos. Taxas. Técnicas de análise de investimentos (Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Payback Descontado, Taxa de Rentabilidade e Índice de Lucratividade) para seleção de projetos rentáveis. Fluxo de caixa. Investimento inicial, receitas e despesas. Depreciação. Sistemas de Amortização. Análise da viabilidade de projetos de investimento selecionados (estudo de caso).

Objetivo: Apresentar os conceitos fundamentais de Matemática Financeira e análise de investimentos e aplicá-los nas diferentes situações de negócios em que são utilizados.

Bibliografia:

ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

GITMAN, L.J. Princípios de administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson Addisson Wesley, 2004.

REBELATTO, D. (Org.). Projeto de investimento: com estudo de caso completo na área de serviços. Barueri: Manole, 2004.

KOPITTKE, B. H.; CASAROTTO FILHO, N. Análise de Investimentos. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOTTA, R. R.; CALÔBA, G. M. Análise de Investimentos. São Paulo: Ed. Atlas, 2002.

EHRLICH, P. J.; MORAES, E. A. Engenharia Econômica: avaliação e seleção de projetos de investimento. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

1. JORDAN, B. D.; WESTERFIELD, R. W.; ROSS, S.A. Princípios de administração financeira. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

2. HIRSCHFELD, H. Engenharia Econômica e Análise de Custos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

 

 

 

 

 

DisciplinaLIDERANÇA E MOTIVAÇÃO (30h)

Docente: Fabiula Meneguete Vides da Silva

 

 

Ementa: Motivação no ambiente organizacional. As principais teorias sobre motivação. O significado do trabalho como fator motivacional. Como provocar motivação nas pessoas. O que é liderança. Abordagens sobre liderança. A relação entre motivação e liderança. Competências da liderança. O processo de comunicação líder e liderado para a motivação. Liderança motivacional.

Objetivo: Durante a disciplina serão apresentados novos modelos e técnicas de liderança e motivação que podem ajudar aos líderes a fazer com que suas equipes alcancem performance além do esperado. Além desse objetivo geral, os específicos são: apresentar os conceitos modernos de liderança e gestão da motivação, relacionar os conceitos de liderança e motivação, discutir as competências dos líderes, apresentar o significado do trabalho na atualidade como fator motivacional.

Bibliografia:

MANDELLI, Pedro; LORIGGIO, Antônio. Exercendo liderança: o papel central do líder, sua motivação, proatividade e equilíbrio emocional. Rio de Janeiro: Vozes Nobilis, 2016.

CASTRO, Alfredo Pires de. Liderança motivacional. São Paulo: Qualitymark Editora, 2009.

CAVALCANTI, Vera Lucia; CARPILOVSKY, Marcelo; LUND, Mirian; LAGO, Regina Arczynska. Liderança e motivação. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

TADEUCCI, Marilsa de Sá Rodrigues. Motivação e liderança. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

 

 

 

 

 

Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (30h)

Docente: Jonas Fernando Petry

 

Ementa: Bases filosóficas do método científico. Plágio e ética em pesquisa. Estruturação do trabalho científico – planos e projetos de trabalho. Pesquisa e organização das fontes de referência bibliográfica e citação. Elaboração, revisão, edição e apresentação do trabalho científico. Particularidades dos Artigos Tecnológicos

Objetivo: Capacitar o aluno para a escrita e apresentação de documentos técnico-científicos como monografias e artigos científicos, bem como levantamento do estado da arte através de pesquisas em bases de dados literárias de artigos e patentes. Adicionalmente, objetiva-se dar subsídios para o aluno na produção do trabalho de conclusão do curso, fundamentando com os conhecimentos aprendidos no decorrer do curso.

Bibliografia:

ALVESSON, M.; SANDBERG, J. Generating Research Questions Through Problematization. Academy of Management Review, v. 36, n. 2, p. 247–271, abr. 2011.

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

BABBIE, E. R. The Practice of Social Research. 15. ed. Boston, MA: Cengage Learning, 2020.

BISPO, M. DE S. Contribuições Teóricas, Práticas, Metodológicas e Didáticas em Artigos Científicos. Revista de Administração Contemporânea, v. 27, n. 1, 2023.

BURRELL, G. Normal Science, Paradigms, Metaphors, Discourses and Genealogies of Analysis. Em: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD. WALTER R. (Eds.). Handbook of Organization Studies. London: SAGE Publications Ltd, 1996. v. 1p. 642–658.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Designing and Conducting: Mixed Methods Research. 3. ed. California: SAGE Publications, 2018.

HAIR, J. F. JR. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Bookman Companhia Ed, 2005.

MOTTA, Gustavo da Silva; MELO, Daniel Reis Armond de; FAGUNDES, Mariana Costa. Escrevendo Artigo Tecnológico. Volta Redonda: Instituto LabAdm, 2021. 53 p.

MUDAMBI, R.; SANTANGELO, G. D. From Shallow Resource Pools to Emerging Clusters: The Role of Multinational Enterprise Subsidiaries in Peripheral Areas. Regional Studies, v. 50, n. 12, p. 1965–1979, 1 dez. 2016.

SANDBERG, J.; ALVESSON, M. Ways of constructing research questions: Gap-spotting or problematization? Organization, v. 18, n. 1, p. 23–44, jan. 2011.

SANTANGELO, G. D.; VERBEKE, A. Actionable guidelines to improve ‘theory-related’ contributions to international business research. Journal of International Business Studies, v. 53, n. 9, p. 1843–1855, 1 dez. 2022.

VOLPATO, G. L. Método lógico para redação científica. 2. ed. São Paulo: Best Writing, 2017.



 

CORPO DOCENTE



DOCENTE

ANA CLÁUDIA DE ARAÚJO MOXOTÓ

FORMAÇÃO

ÁREA DO CONHECIMENTO

INSTITUIÇÃO

ANO

Graduação: .

Administração de Empresas / Direito

UPE

UFAM

2002

2017

Mestrado: .

Engenharia de Produção

UFAM

2010

Doutorado: .

Administração

Univ. de Coimbra

cursando

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0512925079106401




DOCENTE

ANTÔNIO GIOVANNI FIGLIUOLO UCHÔA

FORMAÇÃO

ÁREA DO CONHECIMENTO

INSTITUIÇÃO

ANO

Graduação: .

Administração

FMA

1992

Especialização: .

MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior.

UNINORTE

2011

Especialização: .

MBA em Gerenciamento de

Projetos

UNINORTE

2011

Mestrado: .

Gestão Empresarial

FGV

2001

Doutorado: .

Administração e Turismo

UNIVALE

2017

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9770910899086151




DOCENTE

ARMANDO ARAÚJO DE SOUZA JÚNIOR

FORMAÇÃO

ÁREA DO CONHECIMENTO

INSTITUIÇÃO

ANO

Graduação: .

Administração

CIESA

2001

Especialização: .

MBA Gestão da Prod.

CIESA

2003

Mestrado: .

Engenharia de Produção

UFAM

2005

Doutorado: .

Administração

UFMG

2014

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4819744809032210




DOCENTE

CRISTIANE DO NASCIMENTO BRANDÃO

FORMAÇÃO

ÁREA DO CONHECIMENTO

INSTITUIÇÃO

ANO

Graduação: .

Bacharel em Administração

Estácio Atual

2005

Mestrado: .

Administração de Empresas

FGV EAESP

2012

Doutorado: .

Administração de Empresas

FGV EAESP

2017

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8182695538893409




DOCENTE

DANIEL REIS ARMOND DE MELO

FORMAÇÃO

ÁREA DO CONHECIMENTO

INSTITUIÇÃO

ANO

Graduação: .

Administração / Direito

UFAM

2002 / 2022

Especialização: .

Prod. de Material Didático para Educação a Distância

UFAM

2008

Mestrado: .

Engenharia de Produção

UFAM

2006

Doutorado: .

Administração

UFBA

2012

Pós-Doutorado: .

Gestão da Inovação

Univ. Porto

2017

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0038720677709107




DOCENTE

FABIULA MENEGUETE VIDES DA SILVA

Foto

FORMAÇÃO

ÁREA DO CONHECIMENTO

INSTITUIÇÃO

ANO

Graduação: .

Administração

UFSC

2002

Mestrado: .

Administração

UFSC

2005

Doutorado: .

Engenharia de Produção

UFSC

2011

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1562017815638375




DOCENTE

JONAS FERNANDO PETRY

FORMAÇÃO

ÁREA DO CONHECIMENTO

INSTITUIÇÃO

ANO

Graduação: .

Administração

UNISUL

2001

Especialização: .

MBA em Administração Global

Univ. Independ. de Lisboa

2003

Mestrado: .

Administração

EDESC/ESAG

2005

Doutorado: .

Administração e Ciências Contábeis

FURB

2016

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2084718061845251




DOCENTE

MARIANA SARMANHO DE OLIVEIRA LIMA ARAÚJO

FORMAÇÃO

ÁREA DO CONHECIMENTO

INSTITUIÇÃO

ANO

Graduação: .

Engenharia de Produção

UFRN

2004

Mestrado: .

Engenharia de Produção / Engenharia Econômica

USP

2007

Doutorado: .

Engenharia de Produção / Engenharia Econômica

USP

2011

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6838658344468917









COORDENAÇÃO

 

 

MARLY GUIMARÃES FERNANDES COSTA

http://servicosweb.cnpq.br/wspessoa/servletrecuperafoto?tipo=1&id=K4782852Y3

FORMAÇÃO

ÁREA DO CONHECIMENTO

INSTITUIÇÃO

ANO

Graduação: .

ENGENHARIA ELÉTRICA

UFAM

1983

Mestrado: .

ENGENHARIA ELÉTRICA

UNICAMP

1988

Doutorado: .

ENGENHARIA ELÉTRICA

UNICAMP

1996

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7169358412541736




 

DALTON CHAVES VILELA JUNIOR

FORMAÇÃO

ÁREA DO CONHECIMENTO

INSTITUIÇÃO

ANO

Graduação: .

Ciências da Computação

USP

1991

Especialização: .

Administração Ind.

USP

1994

Mestrado: .

Administração

UFSC

2002

Doutorado: .

Administração

UFRGS

2010

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1930261992371151




e-mail de contato: eegi@ufam.edu.br

 

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