CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL
EEGI
O Curso de Especialização Engenharia e Gestão Industrial foi proposta classificada na chamada para Seleção de Projetos de Capacitação (Capacita-Amazônia) com recursos do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), coordenado pela Softex, no eixo temático de Educação para Inovação.
Objetivo Geral:
- O projeto visa à formação (qualificação ou requalificação) de profissionais em Engenharia e Gestão industrial com vistas a atender às crescentes demandas de recursos humanos qualificados em uma área estratégica, como a Gestão Industrial e a Gestão da Inovação, principalmente no contexto da quarta revolução industrial de maneira que possam contribuir com projetos de inovação (implementação, gestão ou análise de projetos) para o aumento da qualidade e produtividade das empresas da região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Objetivos Específicos:
- Capacitar profissionais com conceitos e habilidades sobre gestão de processos industriais, gestão da inovação, gestão da produção, gestão da qualidade, gestão de pessoas, manufatura enxuta, logística industrial dentre outros, que potencialize contribuir com propostas eficientes e efetivas aos crescentes desafios que o ambiente industrial, no qual os participantes se inserem e enfrentam diariamente;
- Disseminar o uso das modernas ferramentas de gestão e de análise de investimentos notadamente daquelas que promovem a familiarização e a aplicação de conceitos da indústria 4.0 com vistas ao aumento da produtividade.
PORTARIAS RELACIONADAS AO PROJETO
Portaria de nomeação da coordenação do Curso
DISCIPLINAS
Disciplina: GESTÃO INDUSTRIAL (30h)
Docente: Armando Araújo de Souza Júnior
Ementa: Estudos sobre gerenciamento, supervisão e coordenação de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de processos produtivos por meio de: Previsão de Vendas. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP. Lean Manufacturing. OPT. Kanban/JIT. CEP. Projetos de Melhoria de Processos Industriais. Gestão da Produção em Ambientes Sustentáveis. Inovação e Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0 na indústria
Objetivo: Capacitar e proporcionar conhecimentos relacionados à gestão de processos industriais e de manufatura; Apresentar técnicas e ferramentas para otimização de processos produtivos; Desenvolver Recursos Humanos para atuarem na gestão e administração de processos produtivos industriais.
Bibliografia:
ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão Industrial e A Produção Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2016.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da Produção (Operações Industriais e de Serviços). Curitiba: UnicenP, 2007.
SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. Geneva: Edipro, 2016.
Disciplina: GESTÃO ESTRATÉGICA DE QUALIDADE (45h)
Docente: Antonio Giovanni Uchoa
Ementa: Definindo conceitos e evolução da qualidade. A Qualidade e seu sentido estratégico dado ao produto. A Qualidade e seu sentido estratégico dado aos serviços. Gestão estratégica empresarial e sua relação com a qualidade. Organização para a qualidade.
Objetivo: Ao final do curso, o aluno será capaz de compreender e aplicar conceitos da Gestão Estratégica da Qualidade como instrumento empreendedor para a transformação empresarial da competitividade e da rentabilidade por meio da inovação organizacional, como meio gestor das relações de negócio e suas tecnologias.
Bibliografia:
CARVALHO, Marly. Gestão da Qualidade. Rio De Janeiro: Campus, 2012.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão Estratégica da Qualidade: Princípios, Métodos e Processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
NETO, Alexandre Shigunov; CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Manual de Gestão da Qualidade Aplicado aos Cursos de Graduação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2004.
HOLANDA, Fátima. Liderança competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996.
LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da Qualidade. 2. ed. São Paulo: Editora Érica, 2020.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. 2. ed. Reimpressão / São Paulo: ATLAS, 2009
RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a Qualidade: Gestão Estratégica Integrada para Melhoria dos Processos na Busca da Qualidade e Competitividade. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.
SILVA, D. L. D.; LOBO, R. N. Gestão da Qualidade. São Paulo: Saraiva, 2014.
Disciplina: MANUFATURA ENXUTA (LEAN MANUFACTURING) (30h)
Docente: Ana Claudia de Araújo Moxotó
Ementa: Parte I – Uma abordagem para a melhoria da produção: - O mecanismo da produção; - Melhoria do processo: Elementos do processo, análise básica, melhoria do processo, melhoria da inspeção, amostragem versus inspeção 100%, Controle de qualidade e cartas de controle da qualidade, inspeção poka-yoke, melhoria do transporte, eliminação da estocagem, eliminação das esperas;- Melhoria das operações: Melhoria do setup, troca de ferramentas e matrizes, técnicas TRF, desenvolvimento da automação. Parte II – O sistema Toyota de produção: - Os princípios do sistema Toyota de produção; - Just in time; - Comparação entre os sistemas Ford e Toyota; - Produção com estoque zero; - Balanceamento da carga e capacidade; - Lay-out de máquina e eficiência do trabalhador; - A evolução do sistema Kanban; Lean na indústria 4.0.
Objetivo: Disponibilizar ferramentas para aplicação dos conceitos da manufatura enxuta para a redução de desperdícios e aumento de competitividade; - Dotar equipes de líderes com a cultura da manufatura enxuta; Discutir a filosofia Lean no contexto da Indústria 4.0.
Bibliografia:
DE ALMEIDA, P. S. Indústria 4.0: Princípios básicos, aplicabilidade e implantação. Saraiva Educação SA.
RODRIGUES, M.V. Sistema de produção lean manufacturing, entendendo, aprendendo e desenvolvendo. 2ª Ed. Elsevier, 2007.
SHINGO, Shigeo. O sistema Toyota de produção do ponto de vista da Engenharia de produção. 2 ed. Artmed, 1996.
TAIICHI, Ohno. O sistema Toyota de produção além da produção em larga escala. Ed. Bookman, 1997.
Womack, J. P.; Jones, D.T. A mentalidade enxuta nas empresas. 11ª Ed. Elsevier, 2004.
Disciplina: GESTÃO DA INOVAÇÃO (30h)
Docente: Daniel Reis Armond de Melo
Ementa: Conceitos sobre inovação. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Tipos de inovação. Tecnologia e Inovação na Indústria. Sistema Nacional de Inovação. Estratégias de Fomento à inovação. Lei de inovação e lei de informática. Transferência de tecnologia. Prospecção Tecnológica. Ferramentas para inovação.
Objetivo: Possibilitar aos alunos compreenderem o que é inovação e conceitos associados. Explicar funções e usos da pesquisa e desenvolvimento dentro do ambiente industrial. Apresentar os diferentes tipos de inovação existentes. Apresentar tecnologias e inovações na indústria. Discutir o Sistema Nacional de Inovação destacadamente o papel das indústrias e suas interfaces. Apresentar a lei de inovação, incluindo o novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação e seus usos. Apresentar a lei de informática e a caracterização da inovação neste contexto. Explicar o que é e como utilizar a transferência de tecnologia. Possibilitar ao aluno conhecer e saber utilizar diferentes ferramentas úteis para potencializar a inovação. Apresentar técnicas e abordagens de prospecção tecnológica.
Bibliografia:
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo . 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 512 p.
TIDD, J.; BESSANT, J. Gestão da inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman , 2015.
OECD/Eurostat (2018), Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris/Eurostat, Luxembourg, 2018. https://doi.org/10.1787/9789264304604-en.
COOPER, R. G. What’s next after Stage-Gate?: Progressive companies are developing a new generation of idea-to-launch processes. Research-Techonology Management, v. 57, n. 1, p. 20-31, jan./fev., 2014.
BRASIL. Marcos LEGAIS DA INOVAÇÃO: Lei n.º 10973 – Lei da Inovação, de 2 de dezembro de 2004. LEI Nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016 e Decreto nº 9.283/2018
BRASIL. Lei 8.387 de 30 de dezembro de 1991 – Lei de Informática para a Amazônia Ocidental.
SUFRAMA. Resolução no 71, DE 6 DE MAIO DE 2016 - Disciplina o cumprimento das obrigações em P&D
SUFRAMA. PORTARIA ME/SUFRAMA No 9.835, de 17 de novembro de 2022 - Dispõe sobre o Plano de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I; a apresentação e julgamento dos projetos de PD&I; e os procedimentos para o acompanhamento e a fiscalização das obrigações previstas no art. 5o do Decreto no 10.521, de 15 de outubro de 2020.
Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS (30h)
Docente: Cristiane do Nascimento Brandão
Ementa: Conceitos sobre processos e sua gestão. Processos e o Sistema de Gestão Integrado. Hierarquia de Processos. Mapeamento de processos. Análise e melhoria de processos. Indicadores de Desempenho de Processos. Ferramentas para modelagem de processos. Cadeia de valor. Geração de valor por meio de processos.
Objetivo: Possibilitar aos alunos a compreensão do funcionamento de processos e sua gestão. Permitir visualizar a organização como um conjunto de processos integrados. Apresentar as vantagens e sistematização da gestão de processos. Apresentar e desenvolver a capacidade de mapear processos atuais e propor melhorias. Discutir a geração de valor na organização e como os processos podem ajudar neste contexto. Possibilitar a compreensão da cadeia de valor e como elevar o nível de agregação de valor na empresa por meio da gestão de processos. Possibilitar a utilização de ferramentas para modelagem de processos.
Bibliografia:
ABPMP. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento – (BPM CBOK®). Versão 3.0. 2013
BALDAM, R.; VALLE, R.; ROZENFELD, H. Gerenciamento de processos de negócio – BPM: uma referência para implantação prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
Business Process Model and Notation (BPMN) version 2.0., 2011. Disponível em: http://www.bpmn.org/.
BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M. Manual de BPM: Gestão de Processos de Negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013.
Disciplina: LOGÍSTICA INDUSTRIAL (45h)
Docente: Armando Araújo de Sousa Junior
Ementa: Fundamentos de Logística. Estratégias Logísticas. Logística Global; Fluxo de operações e logística; Dimensões de operações globais; Competitividade e Logística; Planejar Transportes; Ferramentas de Avaliação de Desempenho. Cooperação e Colaboração na Cadeia. Cadeias de Suprimentos Inteligentes. Maturidade da Cadeia de Suprimentos.
Objetivo: Capacitar os alunos para a configuração de redes logísticas globais e apresentar ferramentas de gestão da logística industrial e desenvolvimento de cadeias de suprimentos inteligentes.
Bibliografia:
ASDECKER, B.; FELCH, V. Development of an Industry 4.0 maturity model for the delivery process in supply chains. Journal of Modelling in Management, v. 13, n. 4, p. 840-883, 2018.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. B. BOWERSOX, J. C. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. 4º Ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: estratégia, operação e avaliação. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
SUNDARAKANI, B.; KAMRAN, R.; MAHESHWARI, P.; JAIN, V. Designing a hybrid cloud for a supply chain network of Industry 4.0: a theoretical framework. Benchmarking: An International Journal, 2019. Doi: https://doi.org/10.1108/BIJ-04-2018-0109.
WU, L.; YUE, X.; JIN, A.; YEN, D. C. Smart Supply Chain Management: a review and implications for future research. International Journal of Logistics Management, v. 27, n.2, p. 395-417, 2016.
Disciplina: GESTÃO DE PROJETOS (45h)
Docente: Daniel Reis Armond de Melo
Ementa: Conceitos sobre projetos e sua gestão. Gestão de projetos formal. Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento de projetos. Gestão de projetos ágeis. Canvas de projetos. Escritório de gerenciamento de projetos.
Objetivo: Possibilitar aos alunos conhecerem e aplicarem conceitos de projetos e sua gestão, incluindo sua inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento. Propiciar aos alunos conhecerem diferentes metodologias de gestão de projetos e sua aplicação. Possibilitar a vivência dos alunos em projetos por meio da execução prática de projetos.
Bibliografia:
PMI - Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 7.ed. Pennsylvania, Project Management Institute Inc. 2021.
VARGAS, Ricardo Viana. Manual Prático do Plano de Projeto: Utilizando o PMBOK Guide. 6. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.
SABBAGH, Rafael. Scrum: Gestão Ágil para Projetos de Sucesso. São Paulo: Casa do Código, 2013.
FINOCCHIO JUNIOR, José. Project Model Canvas. 2.ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
CAMARGO, Robson; RIBAS, Thomaz. Gestão ágil de projetos São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
Disciplina: ENGENHARIA ECONÔMICA (45h)
Docente: Mariana Sarmanho de Oliveira Lima
Ementa: Noções de matemática financeira. Juros simples e compostos. Taxas. Técnicas de análise de investimentos (Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Payback Descontado, Taxa de Rentabilidade e Índice de Lucratividade) para seleção de projetos rentáveis. Fluxo de caixa. Investimento inicial, receitas e despesas. Depreciação. Sistemas de Amortização. Análise da viabilidade de projetos de investimento selecionados (estudo de caso).
Objetivo: Apresentar os conceitos fundamentais de Matemática Financeira e análise de investimentos e aplicá-los nas diferentes situações de negócios em que são utilizados.
Bibliografia:
ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
GITMAN, L.J. Princípios de administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson Addisson Wesley, 2004.
REBELATTO, D. (Org.). Projeto de investimento: com estudo de caso completo na área de serviços. Barueri: Manole, 2004.
KOPITTKE, B. H.; CASAROTTO FILHO, N. Análise de Investimentos. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MOTTA, R. R.; CALÔBA, G. M. Análise de Investimentos. São Paulo: Ed. Atlas, 2002.
EHRLICH, P. J.; MORAES, E. A. Engenharia Econômica: avaliação e seleção de projetos de investimento. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
1. JORDAN, B. D.; WESTERFIELD, R. W.; ROSS, S.A. Princípios de administração financeira. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
2. HIRSCHFELD, H. Engenharia Econômica e Análise de Custos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
Disciplina: LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO (30h)
Docente: Fabiula Meneguete Vides da Silva
Ementa: Motivação no ambiente organizacional. As principais teorias sobre motivação. O significado do trabalho como fator motivacional. Como provocar motivação nas pessoas. O que é liderança. Abordagens sobre liderança. A relação entre motivação e liderança. Competências da liderança. O processo de comunicação líder e liderado para a motivação. Liderança motivacional.
Objetivo: Durante a disciplina serão apresentados novos modelos e técnicas de liderança e motivação que podem ajudar aos líderes a fazer com que suas equipes alcancem performance além do esperado. Além desse objetivo geral, os específicos são: apresentar os conceitos modernos de liderança e gestão da motivação, relacionar os conceitos de liderança e motivação, discutir as competências dos líderes, apresentar o significado do trabalho na atualidade como fator motivacional.
Bibliografia:
MANDELLI, Pedro; LORIGGIO, Antônio. Exercendo liderança: o papel central do líder, sua motivação, proatividade e equilíbrio emocional. Rio de Janeiro: Vozes Nobilis, 2016.
CASTRO, Alfredo Pires de. Liderança motivacional. São Paulo: Qualitymark Editora, 2009.
CAVALCANTI, Vera Lucia; CARPILOVSKY, Marcelo; LUND, Mirian; LAGO, Regina Arczynska. Liderança e motivação. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
TADEUCCI, Marilsa de Sá Rodrigues. Motivação e liderança. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (30h)
Docente: Jonas Fernando Petry
Ementa: Bases filosóficas do método científico. Plágio e ética em pesquisa. Estruturação do trabalho científico – planos e projetos de trabalho. Pesquisa e organização das fontes de referência bibliográfica e citação. Elaboração, revisão, edição e apresentação do trabalho científico. Particularidades dos Artigos Tecnológicos
Objetivo: Capacitar o aluno para a escrita e apresentação de documentos técnico-científicos como monografias e artigos científicos, bem como levantamento do estado da arte através de pesquisas em bases de dados literárias de artigos e patentes. Adicionalmente, objetiva-se dar subsídios para o aluno na produção do trabalho de conclusão do curso, fundamentando com os conhecimentos aprendidos no decorrer do curso.
Bibliografia:
ALVESSON, M.; SANDBERG, J. Generating Research Questions Through Problematization. Academy of Management Review, v. 36, n. 2, p. 247–271, abr. 2011.
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BABBIE, E. R. The Practice of Social Research. 15. ed. Boston, MA: Cengage Learning, 2020.
BISPO, M. DE S. Contribuições Teóricas, Práticas, Metodológicas e Didáticas em Artigos Científicos. Revista de Administração Contemporânea, v. 27, n. 1, 2023.
BURRELL, G. Normal Science, Paradigms, Metaphors, Discourses and Genealogies of Analysis. Em: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD. WALTER R. (Eds.). Handbook of Organization Studies. London: SAGE Publications Ltd, 1996. v. 1p. 642–658.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.
CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Designing and Conducting: Mixed Methods Research. 3. ed. California: SAGE Publications, 2018.
HAIR, J. F. JR. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Bookman Companhia Ed, 2005.
MOTTA, Gustavo da Silva; MELO, Daniel Reis Armond de; FAGUNDES, Mariana Costa. Escrevendo Artigo Tecnológico. Volta Redonda: Instituto LabAdm, 2021. 53 p.
MUDAMBI, R.; SANTANGELO, G. D. From Shallow Resource Pools to Emerging Clusters: The Role of Multinational Enterprise Subsidiaries in Peripheral Areas. Regional Studies, v. 50, n. 12, p. 1965–1979, 1 dez. 2016.
SANDBERG, J.; ALVESSON, M. Ways of constructing research questions: Gap-spotting or problematization? Organization, v. 18, n. 1, p. 23–44, jan. 2011.
SANTANGELO, G. D.; VERBEKE, A. Actionable guidelines to improve ‘theory-related’ contributions to international business research. Journal of International Business Studies, v. 53, n. 9, p. 1843–1855, 1 dez. 2022.
VOLPATO, G. L. Método lógico para redação científica. 2. ed. São Paulo: Best Writing, 2017.
CORPO DOCENTE
COORDENAÇÃO
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